O Projeto em Rede

O Projeto em Rede
Tecnologia da Informação

domingo, 24 de maio de 2009

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Segundo o professor Ladislau Dowbor a escola não está preparada para oferecer o conhecimento no sentido de proporcionar formação continuada, à criança e jovem não ensina a pesquisar e organizar os materiais produzidos, está apegada a toneladas de livros e apostilas sem que haja uma relação com o que se pode produzir com o uso da tecnologia.
Com a crise econômica e conseqüente desemprego e perda de renda o mundo fica cada vez mais à deriva, visto ser nesses momentos que as pessoas precisam de conhecimento para se reerguer, para recomeçar numa nova área e a escola está fechada para ele. A escola só consegue atender àquele que fará uma formação completa, não para se especializar ou buscar o que seria necessário.
Para que a escola consiga atender dessa maneira acredito que toda a organização deverá ser revista. O vestibular, funil que elege apenas os que conseguiram aprender formalmente, precisa urgentemente ser revisto, pois a escola que prepara para essa etapa, mesmo sem ter essa intenção está organizada nestes moldes. Tudo está atrelado ao que as universidades desejam dos futuros alunos. Aliás com grande discrepância. Para chegar à universidade são conteúdos necessários e ao iniciar os cursos as pesquisas passam a ser “conteúdos” e também a capacidade crítica de resolver problemas.
A crítica à escola precisa mudar o foco, e está em discussão o vestibular e seus moldes de realização. À partir daí poderíamos pensar uma escola, utilizando as palavras de Dowbor, não no sentido democratizante no acesso, mas do acesso de qualquer pessoa quando necessitar de uma formação específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário