O Projeto em Rede

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Tecnologia da Informação

domingo, 24 de maio de 2009

TIC NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO

Este texto foi elaborado com o objetivo de exemplificar o uso dos hipertextos e/ou links na escola, mas observando o uso das tecnologias, historicamente construído pelos educadores, acredito ser mais importante, como exemplo concreto da integração da tecnologia com qualidade na educação, da superação por aqueles que não acreditavam ser necessário render-se aos modismos mediáticos, do que descrever um projeto de trabalho.
Nas unidades educacionais onde trabalho como orientadora pedagógica encontrei certa resistência de alguns educadores em utilizar o computador, até mesmo para editar um texto. O orientador pedagógico da educação infantil tem várias frentes de trabalho, diferentes locais e realidades diferentes, dificultando centralizar as informações somente em si,e neste caso o computador e a web se tornam grandes aliados da velocidade destas informações.
Utilizar o computador, seja na escola ou em casa foi uma forma de incentivar os educadores a cerca da tecnologia presente no dia a dia, facilitadora e enriquecedora do trabalho.
Inicialmente, em 2008, propusemos que eles digitassem os planos de ensino e para tanto oferecemos um disquete formatado para o texto a cada um dos educadores. Eles utilizaram o computador da escola ou particular para elaborarem e digitarem o texto. Todos conseguiram entregar, mas com algumas reclamações.
Na escola criamos uma pasta com todos os planos de ensino para elaboração do PP e oferecemos como fonte de pesquisa aos educadores. Uns poucos solicitaram rever seus planos e fizeram isso no próprio arquivo. Não conseguíamos incentivar a maioria e observamos um retrocesso com a entrega das avaliações semestrais em textos escritos a mão.
Durante aquele ano propomos estudar um determinado assunto relativo à educação infantil, mas como as reuniões de TDC têm o caráter de integrar e socializar tudo o que ocorre, não poderíamos estar lendo textos longos, pois utilizaríamos muito tempo sem que pudéssemos refletir sobre as informações, concluindo ser contra producente. Para facilitar este pensar a educação resolvemos que os textos seriam lidos em casa, mas não tínhamos verba para copiar os textos. A partir dessa problemática vimos uma oportunidade ímpar em novamente incentivar o uso da tecnologia digital. Dessa forma os textos foram digitalizados e seriam enviados por mensagem eletrônica. Foi com muita esperança neste caminhar que vimos alguns pedindo ajuda para criar a conta de e-mail ao que oferecemos o computador e rede da escola, onde alguns educadores ofereceram seu conhecimento para auxiliar os outros nesta nova empreitada, dominar a internet. Hoje comunicamos e socializamos tudo pelo e-mail.
Outro ponto a ressaltar são as pastas individuais dos educadores no computador da escola, onde arquivam planos, registros, fotos, atividades, avaliações, textos, e outros. Têm tanto orgulho dos avanços na área tecnológica, que demonstram através dos convites para lermos as pesquisas realizadas, os textos produzidos, os registros, mostram as fotos que tiraram e acrescentam: “editadas por mim”. Outros mostram os pendrivers como troféus e utilizam com facilidade para transportar e copiar os arquivos.
E assim fomos construindo a consciência de que esta tecnologia está presente em todos os momentos e setores da vida, cabendo a cada um superar e aproveitar inteligentemente os recursos oferecidos, não somente em relação à veiculação de informações, mas todas as tecnologias que além de facilitarem a vida, imprimem a ela qualidade.
Mantemos um correio diversificado e hoje conseguem encaminhar mensagens recebidas, ampliaram os grupos para correspondência. Antes haviam críticas dirigidas às pessoas que ficavam até altas horas conectadas, observando os horários de envio, mas atualmente muitos se renderam e também utilizam-se destes horários.
Hellen Oliveira

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