O Projeto em Rede

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Tecnologia da Informação

domingo, 24 de maio de 2009

HIPERTEXTO

É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Aprofundando a pesquisa conseguimos encontrar o início da idéia do hipertexto já no o século XYI quando os copistas criavam códigos para transcrever os manuscritos que tornavam uma linguagem coletiva.
Nos trabalhos escritos utilizando as técnicas e normas do trabalho científico o hipertexto está presente em forma de notas de rodapé ou notas finais.
Acredito que os hipertextos são ferramentas muito importantes e versáteis, principalmente nas TIC, pois facilita a compreensão, antecipa futuras pesquisas, aborda o máximo de informações num mesmo texto, e também poderá ser seguido de forma linear se assim o leitor (navegador) optar.
Há fatores positivos e negativos em todas as descobertas e construções na história da humanidade, e com a era digital não poderia ser diferente.
Nos anos 90 quando introduzíamos nossos alunos na era da informática, com o LOGO sendo utilizado nos primeiros laboratórios da SME, muitos educadores torceram o nariz e rotularam de 'modismo'.
Nos primeiros anos do século XXI nossos alunos já conseguiam navegar na internet, traziam textos, pesquisas, poesias, mensagens. Não havia necessidade da motivação. Tudo era novo e o mundo se descortinava para eles.
Há fatores que facilitam a definição do fazer pedagógico e uma delas é que tive oportunidade de trabalhar lecionando Matemática com uma comunidade bem mesclada economicamente, podendo exemplificar com uma atividade de pesquisa que solicitei, sobre placas tectônicas, montes mais altos e fossas marítimas. Quando os trabalhos foram entregues soube que houve uma organização dos que tinham acesso à Internet, com o objetivo de oferecer aos que não tinham. Evidente que a atividade não tinha o objetivo de excluir, e muito menos valorizar quem conseguiria fazer através da web, visto que qualquer pesquisa seria válida, ao que posso exemplificar com um trabalho escrito à partir das informações do próprio livro didático de Geografia, mas o como as crianças e os jovens têm facilidade em pesquisar, buscar, desbravar.
Os meus colegas educadores nesta época da pesquisa, não aceitavam os trabalhos que fossem impressos, e muito menos com fonte na Internet, pois alegavam que os alunos não liam o que entregavam. O que lhes faltava era a continuidade do trabalho, o que estes colegas fizeram com as informações trazidas?
Na pesquisa que citei, os dados sobre as fossas marítimas serviram como elementos para o estudo de medidas abaixo de zero usando este valor como nível do mar para explicar o conceito de número inteiro e racional relativo. Da mesma forma outra pesquisa – sobre os montes mais altos do mundo – para medidas acima de zero, onde também constataram que a altura é relativa ao nível do mar. A diferença está no objetivo da pesquisa, para que o aluno também tenha interesse em fazer. De outra forma não adiantará proibir o material impresso, pois o aluno poderá copiá-lo e mesmo assim não dar a mínima importância ao teor do texto.
Acredito que devemos influenciar as crianças, adolescentes, jovens e adultos mostrando o que temos de vanguarda em qualquer campo, pois é papel do educador motivar e desenvolver a ação pedagógica de diferentes maneiras, valorizando as facilidades, como também abrindo horizontes para que outros saberes sejam construídos
Hellen Oliveira
Fonte de Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

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