O Projeto em Rede

O Projeto em Rede
Tecnologia da Informação

domingo, 24 de maio de 2009

QUEM SOU


Meu nome é Hellen e este texto retrata a educadora que está empenhada na qualificação da educação e certa de que isso só ocorre quando estamos em constante formação.
Na função de orientadora pedagógica observo a ação educativa que está sendo desenvolvida pelo coletivo, assim como oriento os profissionais a buscarem qualificar suas práticas e, nesse sentido proponho pesquisa, estudo, reflexão para que entendamos a necessidade e a co-relação entre formação e qualidade do trabalho. Utilizo-me muito da expressão “ensinantes-aprendentes” para definir profissionais reflexivos.
Apesar do receio de alguns educadores utilizo estratégias para incentivá-los e auxilia-los propondo troca de informações e entrega de documentos, planos de ensino, avaliações e textos para estudo todos por correio eletrônico. O instrumental que utilizam para pesquisa inclui livros, revistas e material publicado na Internet.
Alguns educadores fazem uso de blogs para troca de experiências e materiais, conectam-se a sites de conhecimentos gerais buscando informações que diferenciam as aulas agregando informações que vão além do saber historicamente construído.
O educador pré era digital necessitava trazer todas as informações, detinha o conhecimento na mesma proporção que o aluno era um mero receptor.
Em minha prática de sala de aula entre os anos de 1986 a 2004 como professora de matemática, de alunos de ensino fundamental e EJA, procurei sempre diversificar o trabalho incluindo pesquisas e desenvolvendo projetos com os alunos utilizando mídias escritas e televisadas, vídeos, filmes, músicas e mais recentemente o laboratório de informática. Com a utilização sistemática dos computadores do laboratório as aulas ganharam em qualidade, mas infelizmente a escola não conseguiu manter o funcionamento das máquinas. No ano que saí haviam duas ou três máquinas em condições, mesmo assim com recursos de um professor que comprou e instalou os equipamentos e pentes de memória.
Do mimeógrafo a álcool até a impressora a laser foram doze anos numa escola onde muito tivemos que estudar, planejar, preparar com o objetivo de melhorar o ensino oferecido àquela comunidade. Por três anos desenvolvemos o projeto Iniciação Tecnológica, que oferecia aos alunos noções de eletro-eletrônica de instalações e eletrodomésticos, e depois em parceria com o COC e subsídios do governo israelense, pode associar a elétrica com a computação. Haviam kits que permitiam instalações de alarmes, iluminação de teatro de fantoches, iluminação de rua de maquete e outros, que controlados por um programa eram acionados via computador central. A falta de incentivo e de equipamentos colocaram fim ao projeto.
É frustrante envolver-se de corpo e alma num projeto, buscar os conhecimentos necessários, motivar os alunos, construir com eles uma educação diferenciada e ver esses retrocessos acontecerem por falta de políticas públicas.
Acredito na inclusão digital e sei que a educação sub-utiliza a tecnologia neste país por vários fatores, pelo custo dos equipamentos e pela falta de conexão via banda larga devido às distâncias, dificultando educadores ensinantes-aprendentes a uma formação digital.
Além do trabalho como orientadora sou casada há vinte e um anos, tenho um filho de dezesseis anos cursando o ensino médio.
Gosto muito de ler e assistir bons filmes e reportagens, mas não tenho interesse por novelas, humorísticos, big brother e talk shows. A literatura abre caminhos para a reflexão a partir de novos questionamentos. Adoro trabalhar com artesanato, principalmente utilizando agulhas, linhas e bordados com pedrarias, mas também arrisco a decoupage e a costura. Este tecer, bordar, mesclar cores e pedras dão uma sensação de rede, de entrelaçar conhecimentos e com isso crescer intelectualmente, além de oferecer momentos de descontração e construção do “belo”.
Espero que aproveitem as informações que vamos disponibilizar, mas contamos também com a colaboração de todos para compartilhar seus conhecimentos.
Sejam bem vindos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário